terça-feira, julho 25, 2006

Manuel Alegre com reforma de 3.219€ por alguns meses na RDP

Manuel Alegre, deputado do PS e vice-presidente da Assembleia da República, vai passar a receber, já a partir do próximo mês de Agosto, uma reforma da Rádio Difusão Portuguesa (RDP), onde trabalhou apenas alguns meses, no valor de 3.219,95 Euros mensais. Contudo, porque recebe o vencimento de cargo de deputado, Alegre recebe apenas um terço do valor da reforma.
A notícia surge na edição desta terça-feira do jornal Correio da Manhã, que cita dados avançados pela Caixa Geral de Aposentações (CGA), na sua lista de aposentados e reformados.
Segundo o jornal, a reforma agora atribuída deve-se ao período em que Manuel Alegre foi coordenador de programas de texto da RDP, cargo que assumiu pouco depois do regresso a Portugal, vindo do exílio em Argel (Marrocos), em 1975, e no qual, de acordo com declarações do próprio ao CM, «esteve pouco tempo», uma vez que, nas primeiras eleições democráticas para a Assembleia Constituinte, realizadas a 25 de Abril desse ano, foi «eleito deputado»
De resto, o próprio Manuel Alegre assume que «se não fossem eles (CGA) a escrever» uma carta a informá-lo da reforma, «nem teria dado por isso».
No entanto, refere ainda o histórico socialista, «como deputado não posso acumular o vencimento com a reforma», pelo que «optei pelo ordenado e um terço da reforma».
Questionado pelo CM se não lhe parece mal receber uma reforma por um cargo que ocupou tão pouco tempo, uma vez que, a partir da Constituinte, foi sempre eleito deputado e nunca mais regressou à RDP (apesar de lá ter o lugar), Alegre recorda que se trata de um procedimento «legal» e cita o caso de Cavaco Silva: «O Presidente da República também não recebe duas ou três reformas do Estado, além do vencimento? Mas eu nem questiono isso, que ele é uma pessoa séria», afirmou.

Tenho uma dúvida : o Manuel Alegre usa suspensórios?!? Apertar o cinto nunca é pedido a esta gente?!?